Proposta com o uso de tirinha para as aulas de Língua Inglesa
Essa proposta foi pensada por mim, Fernando Soares F. de Santana, a partir de uma atividade proposta pela minha professora da disciplina de Linguística Aplicada e Ensino, no 7º Semestre do curso de Letras. Como a proposta ainda não foi aplicada não temos resultados. Espero que inspire e seja proveitoso para uso em sala de aula.
PROPOSTA COM O USO DE TIRINHA PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: TECNOLOGIA, REDES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE
![]() |
Fonte: https://www.gocomics.com/nancy/2018/05/04 |
Aquecimento Inicial
Para iniciar a aula, que abordaria tecnologia e redes sociais, poderia ser colocada as palavras technology e social networks no quadro e, a partir delas, poderia ser questionado aos alunos qual as principais tecnologias e redes sociais dessa década e de décadas anteriores, além de falar sobre as diferenças e avanços em relação as novas e antigas tecnologias, refletindo sobre a evolução da mesma. A partir daí o professor escreve essas palavras, em inglês (caso não saiba, em português), no quadro, refletindo com os alunos o significado de cada uma delas.
A seguir, poderia ser introduzida a tirinha. Poderia ser questionado aos alunos qual o estado emocional da personagem, onde ela está, porque ela muda de lugar e qual é a sugestão que dão a ela. Em um segundo momento, teria de ser proposto aos alunos que inferiram o significado das palavras a partir de imagens e palavras que já conhecem. Caso os alunos não consigam inferir, poderia ser fornecida algumas palavras-chave para facilitar, assim como a leitura da linguagem não verbal para promoção da inferência.
Questões para direcionamentos e problematização da leitura da tirinha
A partir das perguntas a seguir pretendemos discutir sobre redes sociais e seus impactos, positivos e negativos, na sociedade. Objetiva-se fomentar uma discussão sobre os benefícios e malefícios que as redes sociais trazem ao convívio entre as pessoas e as mudanças que ocorreram na sociedade, sendo comparada a sociedade antes e depois das redes sociais além de ponderações sobre o contato instantâneo entre pessoas.
1) Vocês utilizam alguma rede social? Qual ou quais vocês utilizam?
2) Vocês passam muito tempo nas redes sociais?
3) As redes sociais prejudicam ou melhoram o contato entre as pessoas? O que vocês acham?
4) Vocês acham que as pessoas ficam muito tempo no celular ou no computador atualmente? Por que isso acontece? Isso é bom ou ruim?
5) Que gênero textual é esse? O que nos faz identifica-lo?
6) Vocês gostam de tirinhas? Qual a finalidade dela?
7) A que tipo de público a tirinha é destinada? Onde podemos encontrá-la?
8) Na tirinha, o que incomoda a personagem Nancy?
9) Vocês conseguem identificar humor nessa tirinha? Em que parte?
10) Qual é o efeito de humor produzido pela tirinha? Em que parte da tirinha vocês acham que ele acontece?
11) Como vocês acham que era o mundo sem internet e em redes sociais?
12) Se um dia as redes sociais deixassem de existir, o que vocês acham que aconteceria? Como as pessoas reagiriam?
Follow Up
A turma poderá criar uma página ou perfil em uma rede social, na qual cada aluno, ou grupo de alunos, pode compartilhar ideias, textos, trabalhos ou conscientizar as pessoas sobre o mal-uso das redes sociais e entre outros temas relacionados. O conteúdo poderia incluir notícias que alertem quanto aos perigos da rede (estupro virtual, pedofilia, etc), associando com expressões na língua inglesa. Além disso, poderiam ser produzidos cartazes em inglês alertando sobre esses perigos.
Participando de todo o processo, os educandos poderiam coletar imagens, escolher o design, nome, finalidade e alimentar o perfil/página mensalmente com a mediação do professor, sendo determinado uma postagem, com tema diferenciado da anterior, a cada 15 dias, sendo que a mesma deveria ser confeccionada e pensada em grupos.
Através da criação desse perfil/página poderia ser trabalhado vocabulário e expressões, além de manchetes e dentre outras questões interdisciplinares, que aconteceriam durante o processo de criação do perfil/página.
Grammar
Adentrando a gramática, seriam realizadas perguntas, tomando como exemplo o primeiro balão da tirinha, para fazer o aluno pensar no funcionamento do Present Continuous. Os alunos teriam de ser capazes de entender que este tempo verbal marca uma ação que está ocorrendo durante a fala.
A seguir, poderiam ser passadas no quadro algumas regras do Present Continuous e outros exemplos em frases, podendo também o professor, para complementar, propor exercícios escritos para prática e fixação do que foi aprendido, exercitando também a habilidade de writing do educando.
Outra proposta poderia ser trabalhar palavras que terminam com -ing, tomando como exemplo a palavra reading do primeiro balão da tirinha. O gerúndio no inglês tem outros usos e essa diferença para o português poderia ser explicada. Nem todas as palavras do inglês terminadas em -ing terão final -ando, -endo, -indo e ensinar esta noção é importante, fazendo uma comparação entre as línguas.
Comentários
Postar um comentário