Estágio de Letras - Continuação
EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO: ESTÁGIO DE REGÊNCIA
Olá! Como vai, querido leitor? Estou aqui em casa hoje fazendo muitos nadas nas férias e resolvi adiantar algumas coisas aqui no blog que estão bem atrasadas, uma delas seria eu postar as experiências do estágio durante o processo mas, realmente, não deu: e quando eu digo que não deu é porque não deu. Enfim, gostaria de ser bem breve e direto pra facilitar a sua vida e a minha, então vamos lá. Se você não acompanhou meu primeiro post com as primeiras impressões do estágio do curso de Letras e a experiência do estágio de observação pode acessa-lo clicando aqui. Vamos adentrar então ao que veio depois do que eu relatei lá. Mas antes gostaria de dizer que sim, terminei tudo e minha saúde mental está OK 👍😀.
Projeto de Estágio
Após o estágio de observação, iniciamos a elaboração do projeto de estágio, mas o que seria esse projeto? Seria um planejamento teórico do estágio de regência. Você elabora uma proposta baseada num tema de sua escolha (tema para as aulas, no meu caso foi Pluralidade Cultural) e comenta, inserindo teóricos e argumentos sobre a importância daquele tema ser inserido na sala de aula, além de desdobrar esse tema, inserindo também outras questões como concepção de avaliação e meios didático-pedagógicos que você irá utilizar na regência. Não esqueça de sempre ter um olhar para a realidade encontrada na sala que foi realizada a observação, você deve intervir e contribuir para a formação de cidadãos críticos, portanto pense muito nisso enquanto estiver buscando ideias e um rumo para o seu projeto.
Este documento deve ter capa, contracapa, identificação, justificativa, objetivos (geral e específicos), fundamentação teórica, metodologia, avaliação e referências. Se vocês, alunos da UNEMAT, realizarem o estágio com as professoras Lílian e Mauricéia não se preocupem quanto a explicação: elas são bem claras, é só prestar atenção e anotar. Além disso elas disponibilizam um documento explicativo para consulta e sempre estão dispostas a tirar dúvidas, por isso não tenham medo de perguntar no e-mail delas. Lembrando também que você não deve se esquecer de que, tudo o que for enviar para uma deve enviar para a a outra então não esqueçam de colocar o e-mail das duas professoras antes de enviar qualquer coisa. Abaixo vocês encontram o Projeto no Scribd. Desabilitei a edição e download dele para evitar plágios, mas você pode ver como eu fiz apenas para ter uma ideia geral.
O plano b, como você observará no documento abaixo, não é um outro plano: ele é apenas uma pequena parte do plano a (que é o principal). Nele você acrescenta textos que não utilizem meio tecnológico, para o caso de algum imprevisto ou se os alunos já tiverem terminado tudo e ficado ociosos. No meu caso, durante a regência, eu via que necessitava de outro tipos de texto de outros gêneros, então eu meio q fiz uma pasta com um plano C, mas isso é opcional. Lembrando que as professoram irão participar de todo o processo, elas vão avaliar se os textos que você selecionou são compatíveis com o tema e idade dos alunos. Após revisar e revisar os planos elas vão solicitar a impressão deles. Faça isso e entregue os planos em envelope lacrado. Abaixo o plano que utilizei para o primeiro dia de aula da regência no CME Sílvio Paternês.
(Fernando Lucineia) Plano de Aula 1 by Fernando Soares on Scribd
Uma dica: enviem as coisas que elas pedirem no prazo, assim você pode ter direito a mais revisões pra deixar seus planos melhores e, consequentemente, obter maior sucesso na regência e maior nota na matéria, bônus duplo!
Após a elaboração dos planos de aula escolhemos uma parte de um do planos para fazer a microaula. A dupla deve apresentar, em 20 minutos, uma parte do plano de sua escolha, mas preferencialmente do primeiro plano. Você elabora os slides e, na hora da apresentação, simular exatamente como você fará na regência. Lembre-se de sempre utilizar a variação padrão-culta da língua, evitando gírias e vícios de linguagem (né...tipo assim...).
As professoras Lílian e Mauricéia seguem a linha de ensino na qual não se deve entregar os conceitos, mas sim construir eles através de conversas, reflexões em sala, que seriam guiadas através das questões norteadoras (inclusive você deve fazer essas questões e incluir no plano). Não se preocupem porque elas explicarão tudo a vocês, as questões norteadoras devem ser elaboradas, justamente, para construir os conceitos sem entrega-los, fazer com que os alunos reflitam, portanto eles devem ser questionados oralmente. Achei esse método excelente, inclusive é muito mais produtivo porque faz com que os alunos pensem criticamente.
Você, em hipótese alguma, pode se atrasar ou faltar a nenhum dos dias na semana de regência. As professoras são bem criteriosas, mas não acho que isso seja ruim afinal elas que irão testar se o acadêmico estaria apto para adentrar em sala. É uma responsabilidade imensa. Recomendo que, logo no começo, explique aos seus alunos que colaborem e que, por mais que você seja professor, esta ali para aprender também. É recomendado que, durante os dias, você anote tudo o que for acontecendo em um caderno ou no computador, para que na elaboração do relatório final (que eu explicarei no próximo tópico) você não se esqueça de nenhum detalhe. Pra que fique mais prático você pode fazer o download de um aplicativo e gravar, em áudio, o que aconteceu no dia. Faça isso no intervalo e no final das últimas aulas.
Quanto ao que realizei na semana: foi muito bom. Não vou mentir e dizer que foi tudo maravilhoso, afinal tiveram muitos momentos de stress, mas acredito que tudo isso faz parte e, se quer ser professor, você deve ter psicológico pra aguentar. Eu e minha dupla, Lucinéia Fernandes, realizamos um trabalho muito bacana com as crianças. Nós ficamos com o sétimo ano "c", uma sala muito educada (mas que conversa muito 😂 gente é muita conversa, pelo amor de Deus). Nosso objetivo era trabalhar a leitura crítica e a produção de um conto e publicação em um blog, que eles ficariam encarregados de cuidar e divulgar (entregamos também uma cópia dos contos encadernada na biblioteca da escola). Eles adoraram e saíram coisas maravilhosas: eles são muito criativos! Vocês podem conferir o que digo no blog deles: Contos Amaldiçoados do 7º C. Foi uma semana muito corrida mas muito gratificante ver os resultados. Olha que turma mais linda:
Ao final do relato de cada capítulo deve constar o plano de aula completo, incluindo os anexos do plano. Após isso vem a conclusão, na qual você deve fazer um apanhado geral sobre a regência, suas expectativas e resultados. Por fim vem as referências e os anexos. Nesses anexos você precisa ter xerocado 5 cópias de cada atividade escrita (corrigida) que foi realizada, além das fotos que você tirou, xerox da ficha de observação, ficha de regência, termo de compromisso e lista dos alunos com a chamada feita. Vocês podem visualizar os exemplo de como assinar nos anexos do meu Relatório Final de Estágio. Subi ele no google drive pois estava bem grande (não se assuste se demorar pra baixar).
Ufa! Acho que é isso. Não foi nada fácil, mas quem disse que tem que ser? Te digo uma coisa: só vai! Faça tudo direitinho, se esforce e você alcançará o sucesso. Abraços!
(Fernando e Lucineia)PROJETO DE ESTÁGIO: Pluralidade Cultural, Leitura e Produção.docx by Fernando Soares on Scribd
Planos de Aula e Microaula
Finalizado o projeto, partimos agora para os planos de aula. A parte mais complicada aqui é buscar textos para utilizar em sala de aula, depende muito do seu tema, mas não se preocupe: as professoras indicam muitos textos, cola na delas que você brilha. Além disso tem toda a parte burocrática, identificando a disciplina, os professores estagiários, o conteúdo (textos que serão utilizados), os objetivos, a metodologia (que é a parte dos momentos da aula e do plano b), recursos, avaliação e referências dos textos utilizados.O plano b, como você observará no documento abaixo, não é um outro plano: ele é apenas uma pequena parte do plano a (que é o principal). Nele você acrescenta textos que não utilizem meio tecnológico, para o caso de algum imprevisto ou se os alunos já tiverem terminado tudo e ficado ociosos. No meu caso, durante a regência, eu via que necessitava de outro tipos de texto de outros gêneros, então eu meio q fiz uma pasta com um plano C, mas isso é opcional. Lembrando que as professoram irão participar de todo o processo, elas vão avaliar se os textos que você selecionou são compatíveis com o tema e idade dos alunos. Após revisar e revisar os planos elas vão solicitar a impressão deles. Faça isso e entregue os planos em envelope lacrado. Abaixo o plano que utilizei para o primeiro dia de aula da regência no CME Sílvio Paternês.
(Fernando Lucineia) Plano de Aula 1 by Fernando Soares on Scribd
Uma dica: enviem as coisas que elas pedirem no prazo, assim você pode ter direito a mais revisões pra deixar seus planos melhores e, consequentemente, obter maior sucesso na regência e maior nota na matéria, bônus duplo!
Após a elaboração dos planos de aula escolhemos uma parte de um do planos para fazer a microaula. A dupla deve apresentar, em 20 minutos, uma parte do plano de sua escolha, mas preferencialmente do primeiro plano. Você elabora os slides e, na hora da apresentação, simular exatamente como você fará na regência. Lembre-se de sempre utilizar a variação padrão-culta da língua, evitando gírias e vícios de linguagem (né...tipo assim...).
As professoras Lílian e Mauricéia seguem a linha de ensino na qual não se deve entregar os conceitos, mas sim construir eles através de conversas, reflexões em sala, que seriam guiadas através das questões norteadoras (inclusive você deve fazer essas questões e incluir no plano). Não se preocupem porque elas explicarão tudo a vocês, as questões norteadoras devem ser elaboradas, justamente, para construir os conceitos sem entrega-los, fazer com que os alunos reflitam, portanto eles devem ser questionados oralmente. Achei esse método excelente, inclusive é muito mais produtivo porque faz com que os alunos pensem criticamente.
Estágio de Regência
Chegou então a hora de colocar tudo em prática. A regência seria as aulas em si, a prática: agora você deve mostrar que esta aprendendo alguma coisa e utilizar o conhecimento adquirido durante os semestres do curso de Letras. Vou logo dizendo a você que é normal se frustrar, se sentir pressionado e colocar toda a culpa nas professoras orientadoras, mas tudo isso não passa de stress do momento e nervosismo. É a primeira vez que muitos entram em contato com a sala de aula por isso o receio é grande. Creio que se você for bolsista do PIBID, por exemplo, ajuda muito pois você já carrega uma bagagem de experiência em sala, tornando esse momento bem menos tenso. A regência acontece durante 5 dias (de segunda a sexta) e abrange as 4 aulas. Quanto ao período as professoras irão sortear, assim como as turmas.Você, em hipótese alguma, pode se atrasar ou faltar a nenhum dos dias na semana de regência. As professoras são bem criteriosas, mas não acho que isso seja ruim afinal elas que irão testar se o acadêmico estaria apto para adentrar em sala. É uma responsabilidade imensa. Recomendo que, logo no começo, explique aos seus alunos que colaborem e que, por mais que você seja professor, esta ali para aprender também. É recomendado que, durante os dias, você anote tudo o que for acontecendo em um caderno ou no computador, para que na elaboração do relatório final (que eu explicarei no próximo tópico) você não se esqueça de nenhum detalhe. Pra que fique mais prático você pode fazer o download de um aplicativo e gravar, em áudio, o que aconteceu no dia. Faça isso no intervalo e no final das últimas aulas.
Quanto ao que realizei na semana: foi muito bom. Não vou mentir e dizer que foi tudo maravilhoso, afinal tiveram muitos momentos de stress, mas acredito que tudo isso faz parte e, se quer ser professor, você deve ter psicológico pra aguentar. Eu e minha dupla, Lucinéia Fernandes, realizamos um trabalho muito bacana com as crianças. Nós ficamos com o sétimo ano "c", uma sala muito educada (mas que conversa muito 😂 gente é muita conversa, pelo amor de Deus). Nosso objetivo era trabalhar a leitura crítica e a produção de um conto e publicação em um blog, que eles ficariam encarregados de cuidar e divulgar (entregamos também uma cópia dos contos encadernada na biblioteca da escola). Eles adoraram e saíram coisas maravilhosas: eles são muito criativos! Vocês podem conferir o que digo no blog deles: Contos Amaldiçoados do 7º C. Foi uma semana muito corrida mas muito gratificante ver os resultados. Olha que turma mais linda:
Chamar a atenção dessa galerinha não era fácil, mas eles adoravam os textos e liam tudo (o conto que mais gostaram foi o "Negrinha", de Monteiro Lobato). Ficamos muito animados pois havia certo receio, eu mesmo achava que poderia dar tudo errado a qualquer momento. Abaixo os slides que utilizei durante a semana: observem que usei letras enormes e cores bem vivas, esses e outros recursos devem ser explorados para chamar a atenção do aluno.
Apresentação Da Semana de Estágio by Fernando Soares on Scribd
Relatório Final
O relatório final é a última atividade do estágio. Nele ira constar muito do que foi realizado durante o decorrer de todo o estágio por isso não se assuste com o número de páginas. Seu relatório final deve conter capa, contracapa e sumário. A seguir, você inicia a introdução, que deve ter informações sobre o estágio em si, informações da escola (constadas no relatório de observação) e falar em quais teóricos você se baseou para a regência. O relato de cada dia do estágio vem após a introdução, dividido em capítulos, sendo o título de cada capítulo o dia da regência que será relatado.Ao final do relato de cada capítulo deve constar o plano de aula completo, incluindo os anexos do plano. Após isso vem a conclusão, na qual você deve fazer um apanhado geral sobre a regência, suas expectativas e resultados. Por fim vem as referências e os anexos. Nesses anexos você precisa ter xerocado 5 cópias de cada atividade escrita (corrigida) que foi realizada, além das fotos que você tirou, xerox da ficha de observação, ficha de regência, termo de compromisso e lista dos alunos com a chamada feita. Vocês podem visualizar os exemplo de como assinar nos anexos do meu Relatório Final de Estágio. Subi ele no google drive pois estava bem grande (não se assuste se demorar pra baixar).
Ufa! Acho que é isso. Não foi nada fácil, mas quem disse que tem que ser? Te digo uma coisa: só vai! Faça tudo direitinho, se esforce e você alcançará o sucesso. Abraços!
Arrasouuuuuu
ResponderExcluirValeuu!!
Excluir